News  >  Blog

Como garantir que os jovens mais vulneráveis estão participando de seu programa?

Published 03/27/2015 by Global Communities

brasil6

Como garantir que os jovens mais vulneráveis estão participando de seu programa?

Jovens participantes do programa Semeando o Futuro convidando demais jovens do bairro
A meta do programa Semeando o Futuro é “reforçar a capacidade das comunidades e instituições locais para que priorizem as necessidades e mobilizem os recursos para que melhorem as condições socioeconômicas, em particular para os jovens em risco.” O programa, que é realizado em parceria entre a Fundação John Deere e Global Communities, tem a tarefa de alcançar os jovens mais vulneráveis nas suas comunidades alvo. Uma questão de aprendizagem para o Programa Semeando o Futuro é como podemos garantir que estamos alcançando os jovens vulneráveis, que estão em situação de risco a fazerem parte do programa?

6 Passos para recrutar jovens vulneráveis

Definir critérios de vulnerabilidade da juventude para o seu programa;

Desenvolver perfis de jovens que se alinham com critérios de vulnerabilidade;

Compartilhar perfis de jovens com líderes institucionais e da comunidade para identificar jovens alvo;

Realizar visitas domiciliares aos jovens para que nos apoiem nas atividades do programa;

Incluir jovens nas decisões das atividades do programa;

Identificar com os jovens participantes outros jovens vulneráveis ao longo do programa.

Entretanto, para começar a responder essa pergunta devemos definir o que queremos dizer com Jovens “vulneráveis” ou “em situação de risco”. Neste caso, buscando esclarecer estes conceitos, elaboramos alguns parâmetros específicos de vulnerabilidade para o nosso contexto do programa de acordo com nosso foco de trabalho e objetivos propostos. Esses parâmetros incluem rendimento escolar, acesso a serviços básicos, coesão familiar e exclusão da comunidade. Sendo assim, o programa Semeando o Futuro busca atingir jovens para trabalhar atividades focadas em dois pilares: engajamento cívico e desenvolvimento pessoal.
No pilar da participação cívica, por exemplo, estamos identificando jovens com potencial de liderança para mobilizar demais jovens a fazer parte do programa e juntos identificar as prioridades da juventude. Por este conjunto de circunstâncias, desenvolvemos quatro perfis de jovens, buscando assim, identificar melhor os jovens que preenchem os nossos critérios de vulnerabilidade, mas que também possuem as habilidades não-cognitivas e funções executivas típicas de líderes.

Quadrante dos perfis dos jovens
Reconhecemos que as chamadas abertas para os jovens se inscreverem e participarem de treinamento de liderança e de participação cívica, provavelmente, não atraiu os jovens mais vulneráveis, o que nos fez compartilhar o perfil dos jovens que estávamos identificando dentro do quesito “liderança cívica” com colaboradores de escola e líderes comunitários para que estes recomendassem a juventude que se encaixasse no perfil. A partir daí, realizamos visitas domiciliares para sensibilizar os jovens diretamente a fazerem parte do programa. Pedimos a eles por seu apoio e se eles poderiam comprometer-se a frequentar o primeiro encontro dos jovens para conhecer um pouco melhor os objetivos do programa junto a demanda juventude.
Deixamos claro nessas primeiras reuniões que os jovens participantes irão definir as prioridades da juventude e as atividades do programa serão direcionadas no sentido de atingir estes objetivos. Percebe-se que os jovens ao participarem no planejamento e desenvolvimento das atividades, constroem uma maior credibilidade e motivação a fazerem parte das ações desenvolvidas pelo programa. Embora nem todos os jovens se comprometeram em participar do programa, podemos ter a certeza de que aqueles que estão participando estão cumprindo as condições de vulnerabilidade, tal como definido pelo nosso programa. Também estamos otimistas em ver que vamos ser capazes de gerar participação da juventude através do Programa Semeando o Futuro, tornando-os embaixadores do programa.
O programa Semeando o Futuro tem como meta, aperfeiçoar a capacidade das comunidades e instituições locais para que juntos tenham maior autonomia em busca de melhores condições socioeconômicas, principalmente ao se tratar de jovens em condições de vulnerabilidade. Este programa de três anos veio em parceria entre a Fundação John Deere e Global Communities.