News  >  Blog

Líderes da comunidade participaram de capacitações da metodologia de desenvolvimento comunitário – PACE

Published 03/30/2015 by Global Communities

brasil-pace

Líderes da comunidade participaram de capacitações da metodologia de desenvolvimento comunitário – PACE

Participantes das Oficinas
PACE é a metodologia de desenvolvimento comunitário de Global Communities. É um processo estruturado para reforçar a capacidade das comunidades locais para que trabalham em conjunto no mapeamento de seus bens e fortalezas, identificar as suas necessidades prioritárias e, mobilizar recursos para concluir projetos comunitários em prol de todos.
Os passos sistemáticos do processo PACE agrupam indivíduos de todos os segmentos da comunidade na busca de um mesmo objetivo para benefício de todos. Ter pessoas trabalhando juntas em direção a uma meta comum garante que toda a comunidade vai se sentir responsável pelo programa.

Participantes avaliando o seu nível de influência
Baseado nessa metodologia, de participação e envolvimento comunitário, o programa Semeando o Futuro desenvolveu módulos de capacitação para pessoas civis, do setor público e privado, líderes da comunidade de Horizontina. Aproximadamente 70 pessoas participaram das oficinas em um total de 7 dias de atividades, onde foi trabalhado os temas: princípios e elementos do desenvolvimento comunitário, o processo de análise das partes interessadas e ampliação das habilidades de facilitação. Para a participante, Rúbia Fronza, Funcionária Pública do município de Horizontina, as capacitações foram de grande valia pois, dias após as capacitações, colocou em prática no seu âmbito de trabalho algumas técnicas do aprendizado adquirido e teve experiência enriquecedora, que até então, não havia obtido. O infográfico abaixo resume os principais resultados destas oficinas.

O programa Semeando o Futuro tem como meta, aperfeiçoar a capacidade das comunidades e instituições locais para que juntos tenham maior autonomia em busca de melhores condições socioeconômicas, principalmente ao se tratar de jovens em condições de vulnerabilidade. Este programa de três anos veio em parceria entre a Fundação John Deere e Global Communities.