News  >  Blog

Seleção das comunidades para início do programa Semeando o Futuro em Horizontina

Published 03/27/2015 by Global Communities

brasil1

Seleção das comunidades para início do programa Semeando o Futuro em Horizontina

Pessoas-chaves da comunidade participantes da entrevista para seleção das comunidades.
Durante o mês de agosto a setembro de 2014 foi realizado uma entrevista com pessoas-chaves na comunidade de Horizontina para coletar dados e proceder com a escolha das comunidades ao qual a Global Communities Brasil desenvolveria inicialmente o Programa Semeando o Futuro. Participaram dessas entrevistas 21 instituições, sendo elas do setor público, conselhos, e setor privado.
O objetivo dessa pesquisa foi de propor ao Programa Semeando o Futuro critérios de seleção das comunidades, identificar fontes de informações para coletar dados quantitativos e qualitativos, para posterior dar início aos trabalhos desse primeiro ano nas comunidades selecionadas.
Após esse breve estudo das recomendações dos participantes-chave, as três comunidades selecionadas foram:  Distrito de Cascata, Bairro Bela União e Vila Paraíso. Você pode conhecer mais sobre os resultados do processo de seleção das comunidades de Semeando o Futuro aqui.
Gráfico dos resultados das entrevistas com representantes-chaves do município.
Hoje, o Programa Semeando Futuro está atuando nessas três comunidades, realizando os primeiros ciclos do programa com uma adequada receptividade por parte dos moradores. As principais atividades realizadas foram as assembleias comunitárias, a organização do Conselho de Desenvolvimento Comunitário (CDC) e as primeiras ações de impacto rápido que estão sendo executadas.
O programa Semeando o Futuro tem como meta, aperfeiçoar a capacidade das comunidades e instituições locais para que juntos tenham maior autonomia em busca de melhores condições socioeconômicas, principalmente ao se tratar de jovens em condições de vulnerabilidade. Este programa de três anos veio em parceria entre a Fundação John Deere e Global Communities.