News  >  Blog

5 Passos para o sucesso do engajamento e mobilização da comunidade

Published 03/27/2015 by Global Communities

brasil2

5 Passos para o sucesso do engajamento e mobilização da comunidade
Semeando o Futuro está utilizando o modelo de desenvolvimento comunitário, PACE, de Global Communities, para envolver as comunidades-alvo no Brasil e para começar a desenvolver a capacidade ao nível da comunidade para identificar as prioridades, planejar a longo prazo, criar projetos, mobilizar investimentos em recursos e implementar projetos de desenvolvimento comunitário. Muitas vezes, surgem as perguntas: “Por onde começar?” ou “Como envolver as comunidades?” ou “Como leva-los a participar e começar a se organizar?” Nossa experiência em Semeando o Futuro oferece cinco passos práticos para que o engajamento e mobilização da comunidade seja bem-sucedida.
1. Comece com um processo de seleção da comunidade transparente e compartilhe os resultados
Existem muitas varáveis sobre como selecionar as suas comunidades alvo. Exigências dos doadores pode indicar critérios de seleção específicos, setores geográficos ou sócio demográficos priorizados, a qualidade dos dados quantitativos a nível da comunidade, que diz respeito à renda média familiar, as taxas de abandono escolar, também irão conduzir os critérios de seleção. No entanto, tão importante quanto a definição de seu processo de seleção da comunidade, é igualmente importante que você seja transparente e compartilhe os critérios e os resultados do processo de seleção da comunidade. Publicar os resultados do seu processo de seleção online e compartilhá-los com partes interessadas no programa, incluindo as comunidades que não foram selecionados.
Os dados quantitativos em nível comunitário não existiam para o nosso processo de seleção da comunidade. Portanto, procedemos com entrevistas a informantes-chaves, onde conversamos com uma gama diversificada de atores público-privados para garantir quais eram as comunidades mais vulneráveis. Com base nessas entrevistas, selecionamos as três comunidades com os níveis mais altos de vulnerabilidade. Você pode ver os resultados do processo de seleção das comunidades de Semeando o Futuro aqui.

Pesquisa com os moradores para identificação de líderes e prioridades
2. Mapear as prioridades e identificar os líderes da comunidade por meio de avaliações 
Uma vez que identificamos nossas comunidades-alvo, foi elaborado um questionário simples, com o objetivo de identificar potenciais líderes comunitários, bem como as suas prioridades mais urgentes, elencadas pelos próprios membros da comunidade. O questionário foi aplicado por meio de uma abordagem de pesquisa de casa em casa e realizado pela nossa equipe do programa. Esta é uma grande oportunidade para informar os membros da comunidade sobre o seu programa, os seus objetivos e os próximos passos. Observamos que, quando entrevistadas individualmente e anonimamente, os membros da comunidade foram mais francos sobre as suas necessidades, prioridades e suas percepções do que se fosse ter sido entrevistadas por pessoas da própria comunidade. Certamente, é importante elaborar questões indiretas, evitando inibir os respondentes, como por exemplo, não explicitamente perguntamos quem são os líderes da comunidade, mas sim, à quem se reportam na comunidade quando precisam de ajuda ou quando há um problema de comunidade que deve ser resolvido.
3. Realizar reuniões preliminares com os líderes comunitários e pedir seu apoio para mobilizar a participação da comunidade
Muitas vezes as comunidades vulneráveis estão céticos de promessas não cumpridas para melhoramento de infraestrutura da comunidade ou prestação de serviços básicos que são necessários. Tentar envolver as comunidades diretamente para reuniões, por meio de chamadas públicas sem anteriormente estabelecer comunicação com intermediários de confiança pertencentes das tais comunidades podem limitar ou atrasar o seu sucesso na mobilização das comunidades para participarem no início do programa. Uma vez Semeando o Futuro ter sistematizado os resultados desses líderes identificados pelos membros da comunidade durante as pesquisas de avaliação da comunidade, convocou-os para apresentá-los o programa, solicitar feedback e conselhos sobre a melhor forma de envolver a comunidade em geral. Pedimos para os líderes nos ajudar a chegar à comunidade e para ajudar-nos a organizar as primeiras reuniões de assembleia da comunidade.

Líderes da comunidade reunidos para planejar assembleia
Líderes provaram ser um instrumento positivo na identificação dos métodos mais eficazes para chegar às comunidades. Por exemplo, em uma comunidade, onde a participação dos moradores é particularmente difícil, os membros da comunidade sugeriram a parceria com a escola e envolver os alunos no processo. Decidimos levar para assembleia atividades e brincadeiras direcionadas para as crianças, como trampolins, algodão doce e afins. Para convidar os moradores a participarem, foram distribuídos convites na escola e solicitado ajuda das crianças para entregarem aos seus pais para que estes viessem a participar. Os líderes também foram de porta em porta para distribuir convites e falar em nome do programa sobre a importância da participação da comunidade nas reuniões da assembleia. Em outros casos, a equipe de Semeando o Futuro com os líderes comunitários participaram em cultos da igreja do bairro e eventos dos grupos da comunidade, para convidar para participarem. Nas comunidades rurais, foram utilizados programas de rádio para falar sobre o programa e os anúncios em carros de som para convidá-los.
4. Realizar reuniões na comunidade para eleger representação local para vir coordenar as atividades do programa
A metodologia PACE de Global Communities funciona através de um mecanismo de coordenação de comunidade chamada Conselho de Desenvolvimento Comunitário (CDCs). Nossos programas oferecem muito do conhecimento e as habilidades de treinamento para os membros do CDC. Atividades são geridas para os CDCs para a construção da capacidade comunitária, tais como, planejamento de desenvolvimento da comunidade a longo prazo e de formulação e execução do projeto. O objetivo é construir a capacidade de autossuficiência da comunidade através de capacitações aos CDCs. Capacita-los para serem proativos e conduzirem a autogestão da sua própria comunidade. CDCs são um mecanismo de coordenação do programa, mas a experiência passada mostrou que os CDCs mais bem sucedidos transformam a base comunitária em organizações formais com representação legal e capacidade de receber financiamento de fontes externas.

Votação para representantes do CDC na assembleia
CDCs provêm sua legitimidade por meio de reuniões de assembleia da comunidade onde os membros da própria comunidade nomeiam candidatos e eleições são realizadas. Os membros do programa e da comunidade aprovam os princípios básicos de transparência e representação inclusiva, garantindo que os grupos vulneráveis participam nos CDCs e tenham uma voz ativa. Semeando Futuro acordou com a comunidade, onde os membros da comunidade foram orientados a votar em pelo menos um homem e uma mulher em cada cédula, como também concordaram em designar oportunidades para jovens e idosos serem representantes do CDC.
5. Permitir que as comunidades priorizam e selecionam projetos de impacto rápido para solidificar o apoio e galvanizar a participação local
É importante em sua primeira reunião de assembleia na comunidade selecionar um projeto prioritário que pode ser concluído em um curto período de tempo. Estes projetos irão construir um entusiasmo inicial com a perspectiva de início do programa. Projetos de impacto rápido (PIR) permitem acontecer várias coisas ao mesmo tempo: (1) Os PIR constroem a confiança dos membros do CDC como líderes comunitários e facilitadores; (2) PIR auxilia atrair os membros da comunidade que tinham ficado inicialmente inseguros e retraídos sobre tornar-se envolvidos (3) PIR permite o programa avaliar as capacidades do CDC e começar identificar as necessidades de formação.

Escolha das prioridades para projetos de impacto rápido
Foram utilizados os resultados da avaliação inicial da comunidade para classificar e apresentar as prioridades elencadas pelos moradores durante as reuniões de assembleia da comunidade. Posterior, permitimos que os membros da comunidade adicionassem outras prioridades e discutisse-as entre si. Alguns parâmetros, incluindo custos, prazos, participação comunitária e mobilização de recursos externa precisam ser estabelecidas para ajudar a orientar a conversa. Em seguida, a comunidade votou e escolheu um primeiro projeto comunitário ou atividade que possa ajudar a contribuir para a realização da concretização das prioridades comunidade priorizadas. A partir daí, é dado a largada para a ação! 
O programa Semeando o Futuro tem como meta, aperfeiçoar a capacidade das comunidades e instituições locais para que juntos tenham maior autonomia em busca de melhores condições socioeconômicas, principalmente ao se tratar de jovens em condições de vulnerabilidade. Este programa de três anos veio em parceria entre a Fundação John Deere e Global Communities.